quinta-feira, 26 de março de 2009

Curiosidades *


Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?


Pessoas são incapazes fazer cócegas no próprio corpo, porque o cérebro prevê os nossos movimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas. Quando alguém nos tenta fazer cócegas, o corpo reage, tornando-se tenso. Já quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reação. Algumas pessoas nunca o contraem pelo toque de outros e portanto não sentem cócegas. Resultados de pesquisas feitas por um grupo de cientistas da Universidade de Londres indica que o cerebelo é o responsável pelo monitoramento dos movimentos, impedindo a reação.

Sabia que (...)


Os primeiros macacos a andar de pé viveram há mais de 4 milhões de anos.
Fósseis achados no Quênia, entre 1995 e 1997, revelam que os primeiros macacos a andar de pé viveram há mais de quatro milhões de anos. A descoberta faz recuar em 500 mil anos a data que se tinha como correcta até agora. Os restos fósseis constam de uma tíbia (osso da perna) e de um úmero (osso do braço).

Cartoon *


Reflexão:
Este cartoon ilustra a extinção dos animais, que cada vez toma valores mais altos. As espécies tornam-se escassas por vários motivos, até por meras superstições do Homem. Através desta imagem podemos ver que a caça furtiva também é uma das grandes causas da extinção das espécies do nosso Planeta.

Cartoon *


Reflexão:
"Os oceanos estão a perder oxigénio". Esta perda pode estra relacionada com o aquecimento do planeta e pode pôr em risco espécies marinhas que não sobrevivem abaixo de certos níveis de oxigénio.
O estudo feito por cientistas alemães e norte-americanos analisa a variação da concentração do gás ao longo de mais de quatro décadas, nas regiões tropicais do oceano Atlântico, Índico e Pacífico. E conclui que no Atlântico e no Pacífico existe uma camada de água a profundidades intermédias, com uma baixa concentração de O2, que tem vindo a aumentar de tamanho.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Cartoon *



Reflexão:

Através deste cartoon podemos reflectir sobre o aqueçimento global. O problema do aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra tem se mantido e pevê-se que assim continue, aqui podemos evidenciar, como uma das consequências do aquecimento global, a submersão do Cristo Redentor.

terça-feira, 24 de março de 2009

Sabia que (...)

-> Que as pulgas podem saltar até 50cm de altura?!
-> Que o pêlo das preguiças nasce ao contrário, da barriga para as costas, para poder a água da chuva escorrer?!
-> Que a língua do tamanduá-bandeira pode ter mais de meio metro?!

-> Que em alguns tucanos a cor de dentro do bico é diferente da cor do lado de fora?!

-> Que as estrelas-do-mar podem formar um novo braço, se algum deles for cortado?!

-> Que o mamífero mais rápido do mundo é o guepardo que pode atingir velocidades de até 110 km/h?!

-> Que no mundo existem 4600 espécies de mamíferos, 31 mil de peixes e mais de 900 mil de insectos?!

-> Que um grama do veneno da cobra naja pode matar até 150 pessoas?!

-> Que o pica-pau pode dar até cem bicadas por minuto numa árvore ?!

-> Que a maioria das garças não bebe água?! Elas retiram este precioso líquido dos animais que comem!

-> Que o gavião real é a ave mais forte do mundo?!

-> Que as araras e os papagaios são consideradas as aves mais inteligentes do mundo?!
-> Que algumas borboletas possuem asas transparentes ?!

-> Que os dentes dos roedores nunca param de cresçer ?!











domingo, 22 de março de 2009

Reflexão ás Aulas Laboratoriais *


Acho muito interessante as experiências feitas no decorrer das aulas laboratoriais, particularmente as de Biologia. É muito engraçado e extremamente interessante ver a quantidade de células que algo minusculo contém. Confesso que no inicio pensava que estas aulas, devido ao seu extensso horário, iriam ser aborrecidas, mas no decorrer do tempo mudei completamente de opinião e agora gosto muito das experiências feitas e de manusear todos aqueles instrumentos (:

Cabra-Montês (:


Cabra-Montês, de nome científico capra pyrenaica, tem quatro subespécies: Capra pyrenaica hispânica; Capra pyrenaica lusitanica; Capra pyrenaica pyrenaica; Capra pyrenaica victorae. Geralmente são de cor acastanhada ou acizentada.







Extinta das penedias do Gerês na última década do século XIX, a cabra-montês voltou timidamente em 1999 e, desde então, não tem parado de se reproduzir. Hoje
, existem cerca de 300 exemplares: 40 na Serra Amarela e os restantes na linha de fronteira que divide o Parque Nacional da Peneda-Gerês do parque galego Baixa Límia-Serra do Xurês, segundo uma estimativa da bióloga Gisela Moço, que tem vindo a monitorizar a população de cabra-montês.
Por isso é que se ouve tanto a frase "é o regreso da cabra-montês ao Gerês".

Cadeia Alimentar

A cadeia alimentar ou trófica é uma sequência de seres vivos/populações que se alimentam uns dos outros. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade/ecossistema, iniciando-se nos produtores e passando para os consumidores (herbívoros, predadores) e decompositores, por esta ordem. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, pelo que falamos de um ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo da cadeia alimentar (perde-se na forma de calor),não sendo reaproveitável. A energia tem portanto um percurso aciclico. Esse processo é conhecido pelos ecologistas como fluxo de energia.
A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores (plantas), consumidores (animais) e decompositores (fungos e bactérias).




Organização Biológica




Átomos -> Molécula -> Macromolécula -> Organelo -> Célula -> Tecido -> Orgão -> Sistema Orgânico -> Organismo