segunda-feira, 9 de março de 2009

Energias Renováveis

As energias renováveis são aquelas que estão em constante renovação, não se esgotando, e que podem ser continuamente utilizadas. Exemplos: energia solar; enrgia das marés; energia das ondas; energia hídrica; energia eólica; biomassa; enrgia geotérmica e biogás.


Energias Não Renováveis

A energia não renovável é aquela que se obtém de fontes que, a curto ou longo prazo, se podem esgotar. As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Exemplos: combustíveis fósseis como o petróleo, carvão, gás natural, urânio e crude.



Fósseis

Os Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, sedimentos, gelo ou âmbar. Preservam-se como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registo fóssil.
A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. Existem dois tipos de fósseis :
Somatofóssil: Fóssil de restos somáticos (isto é, do corpo) de organismos do passado. Por exemplo, fósseis de dentes, de carapaças, de folhas, de conchas, de troncos, etc.
Icnofóssil: Fóssil de vestígios de actividade biológica de organismos do passado. Por exemplo, fósseis de pegadas, de marcas de mordidas, de ovos (da casca dos ovos), de excrementos (os coprólitos), de túneis e de galerias de habitação, etc.
Os fósseis – somatofósseis e icnofósseis – podem ocorrer sob a forma de diversos produtos dos processos de fossilização que ocorrem após o enterramento dos restos esqueléticos ou dos vestígios de actividade orgânica. Os mais frequentes são as mineralizações (incluindo as permineralizações), os moldes e as incarbonizações.

Vulcão

O que é um vulcão ?!

É uma abertura na crosta terrestre através da qual a lava, gases e outros materiais são expelidos para a superfície dos continentes ou dos fundos oceânicos.

Constituição de um vulcão:

Magma: é um material rochoso fundido, rico em gases, que se encontra armazenado na câmara magmática.

Lava: é uma matéria rochosa em estado de fusão resultante do magma empobrecido em gases.

Câmara Magmática: reservatório de magma, situado em profundidade.

Chaminé: abertura tubular no interior do vulcão que termina à superfície.

Cratera: depressão afunilada na superfície onde termina a chaminé.

Cone vulcânio: relevo em forma cónica, resultante da acumulação de lava e produtos sólidos à volta da cratera.



Pinatubo (:

O vulcão que eu tratei foi o Pinatubo (:

Localização: ilha Luzon, nas Filipinas, na intersecção das fronteiras das províncias de Zambales, Bataan, e Pampanga.

Tipo de vulcão/vulcanismo: é um estrato-vulcão activo. Tem forma cónica, com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, contruío pela intercalação de fluxos de lava e produtos piroclásticos emitidos por uma ou mais condutas.

Contexto Tectónico: limites destrutivos.

Historial da actividade vulcânica: a sua última erupção ocorreu em 15 de Junho de 1991, lançando para a atmosfera toneladas de cinzas e gases e com a morte de cerca de 800 pessoas.

Curiosidades/Observações: O monte diminuiu e 1800 metros de altura para 1400 metros; causou mudanças climática; a erupção do Pinatubo coincidiu tamb+em com a chegada de um Tufão.

Tipo de Erupções Vulcânicas

Efusiva: São calmas, têm os cones baixos, a lava é muito fluída e os gases libertam-se suavemente.
Explosiva: Libertam grandes quantidades de cinzas, o cone é alto, a sua lava pode solidificar formando um domo que tapa a cratera, provocando enormes explosões.
Mista: Períodos alternadamente efusivos e explosivos, o cone tem camadas alternadas de piroclastos e lava solidificada. A lava também apresenta diferentes graus de gases e viscosidade.