quarta-feira, 18 de março de 2009

Biodiversidade

A biodiversidade traduz-se na quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. Ainda se conhece pouco sobre a biodiversidade do planeta, mas no entanto calcula-se que existam entre 10 a 20 milhões de espécies, das quais só 10% estão estudadas a nível científico.
O principal impacto da perda da biodiversidade é a extinção das espécies que são irrecuperáveis.O Homem é o principal responsável da perda da biodiversidade. As espécies têm sido exterminadas de maneira muito rápida pela acção humana, com uma taxa de extermínio 50 a 100 vezes superior aos índices de extinção por causa natural.
Exemplos da acção do homem e suas consequências na biodiversidade do planeta:

Eliminação ou alteração do habitat pelo homem - é o principal factor da diminuição da biodiversidade. A eliminação de vegetação local para construção de casas ou para actividades agropecuárias altera o meio ambiente. Em média, 90% das espécies extintas acabaram em consequência da destruição de seu habitat;

Super-exploração comercial - ameaça muitas espécies marinhas e algumas terrestres;

Poluição das águas, solo e ar - stressam os ecossistemas e matam os organismos;

Introdução de espécies exóticas - ameaçam os locais por predação, competição ou alteração do habitat natural.

Reflexão:

Devido essencialmente a actividades humanas como a agricultura, a pesca, a indústria, os transportes e a urbanização de extensas partes do território, observa-se que os ecossistemas e as espécies se encontram, a um nível global, cada vez mais ameaçadas, com a consequente diminuição da biodiversidade.
Esta tendência pode vir a ter, profundas implicações no desenvolvimento económico e social da comunidade humana, pois é frequentemente acompanhada por profundas alterações ambientais.

terça-feira, 17 de março de 2009

Reflexão

"O Planeta depende de voçê" de facto é mesmo essa a realidade. Com pequenos gestos do quotidiano, nós conseguriamos mudá-lo. Começando por exemplo, pela reciclagem, onde poupávamos matérias-primas, economizavamos energia e ainda reduzíamos a quantidade de resíduos nos aterros sanitários. Também podemos ajudar na redução da poluição, não deitando o lixo para as ruas, ou até mesmo para as praias, no Verão; evitar o uso excesivo do carro, que provoca imensa poluição aérea; poupar energia nas nossas prórpias casas.
Enfim, há diversas formas de minimizar os impactos no ambiente, basta querermos e já que querer é poder, podemos todos juntos ajudar o ambiente, por um Mundo melhor (: